14 outubro 2008

3 de outubro

No dia anterior (02 de outubro), estávamos de volta a Saint Hilaire. O vôo teve cara de fim de festa. A rampa já não tinha aquele IBOPE todo, como na Copa Icaro, mas era a nossa única alternativa de vôo, já que todo o restante estava prejudicado pela chegada da frente fria.

Após o vôo pela manhã, fomos dar uma olhada em mais uma brincadeira de francês, como muitas tantas outras, de um povo que tem geografia, tempo e economia, para se divertir... nada melhor para um dia de ventaca do que um vôo de planador (soaring).
Nessa de ver o aeroclube, em Chambéry. tiramos os adesivos do carro e fizemos o enterro oficial dessa expedição.

No dia de hoje, só nos restou andar de bicicleta pública, pelas ruas de Lyon, comer kebab e pão com jambon.

Fim de trip.

Dia 4 de outubro, é dia de arrumar tudo. Malas fechadas. Aeroporto LYS - Lyon. Aeroporto CDG - Paris. Check in. Avião.
GIG - Rio de Janeiro, se Deus quiser.

Primeiro de outubro

Ontem, ainda voamos em St. André. Condição animal! Termais de 5m/s, e alguns tiros mais fortes um pouco. Tava tão BOM, que não deu pra ficar tirando fotos... a pilotagem era mais que ativa, era hiperativa.
Acordamos. Dia 1° de outubro. As previsões não eram boas. Até a nevar estava nas previsões (sábado). Vento rasgando e ninguém voando.
Partimos para o norte, Saint Vincent les Forts, que segundo o pessoal da Aerogliss - escola local de vôo de St. André - era a única rampa da região, abrigada do forte vento de Norte.
Chegamos em Les Forts, bem na hora do vôo.
O lugar é, mais um vez, ALUCINANTE. Vôo de lift. Vôo de fotos. Vôo de vídeos. Pouso oficial: NA RAMPA (como indica a placa na decolagem).
Para quem quer fazer um SIV FREE e tem resgate, o pouso na beira do lago é farto.
De St Vincent, após o vôo, partiremos para Grenoble, já que a frente fria que chega, terminará com o vôo por essas bandas...
Ficamos com as imagens que falam por si....

10 outubro 2008

29 setembro

Pernoitamos em Nice após nosso vôo de final de tarde em Mônaco.
Voltamos ao Principado pela manhã, na expectativa de alugarmos umas scooters, com poderosos motores de 50cc, e muito óleo dois tempos, para costurarmos os Bentley´s, Ferraris, Lambos e demais carroças pelas ruas. Mas desse plano, partimos para o "b", pois nas grandes locadoras não haviam scooters disponíveis e, no quiosque, junto a marina de Monte Carlo, onde poderíamos ter alugado, o francês preguiçoso não queria nada com o trabalho, e nao apareceu para alugar as envenenadas para nós.
Nada mais a fazer com os magnatas, pegamos a estrada para St. André, alpes do sul da França, ou Alpes de Haute Provence.
Chegamos em St. André, bem na hora do vôo de final de tarde...


Rampa W - St. André


O sítio de vôo é absurdamente legal. As características típicas de vôo de vale estão presentes, mas não de forma intensa. Existem várias cordilheiras ao redor, com possibilidade de XC a perder de vista.
Dos dois lados da rampa, já tem duas falésias; uns acidentes geográficos que destoam da paisagem natural... térmica-canhão? com certeza...






28 de setembro

Fuga de Gênova.
Partimos pelo litoral para San Remo, Ospedaletti. Os planos eram fazer um vôo de litoral, de cara para o Mar Mediterraneo.
Chegamos cedo em Ospedaletti, direto no pouso. Lá, encontramos alguns voadores que nos disseram que para ir até a rampa - 30min de carro - tinhamos que pegar a navete (transporte) local. Essa era a única opção pois subir com a nossa "máquina" era proibido.
Esperamos por quase cinco horas, e a navete não chegava para levar a gente (pois só poderíamos subir na terceira viagem... ordem de chegada no pouso).
Os voadores locais, no pouso, nada nos informaram, mesmo vendo que alí esperávamos.
Malandro é o gato. "Não vamos perder o dia inteiro nessa pacata cidade litorânea". Ficamos com o visual da praia somente do pouso. Não conseguimos decolar.
Fomos para Mônaco, no início da tarde, para não perdermos o dia.

obs.: A ACROMERRECA não recomenda esse sítio de vôo. Não encontramos aqui a hospitalidade e espírito do voador, de ser amigo e solidário com quem é de fora.


Fotos: Praia de Ospedaletti - litoral NW da Itália, próximo a San Remo.


Para trás, San Remo e região. Chegamos em Mônaco.

Voamos no templo dos verdadeiramente ricos!
Até dia 30 de setembro, o pouso só é liberado até as 08h da manhã e, após as 18h. Assim, fizemos um final de tarde. Voo liso e merreca. Mas não importa. O visual do vôo paga a conta.
(Em breve, mais fotos desse vôo)




26 e 27 de setembro

Dia 26, logo pela manhã já não havia possibilidade de um bom vôo em Cornizzollo, partimos então para o sul, rumo a Gênova.
Ruas apertadas e arquitetura secular caracterizam uma das cidades portuárias mais antigas do Velho Continente.


Gênova é a cidade com mais scooters e motinhos do planeta! Em todas as ruas, são centenas estacionadas e outras centenas adando e buzinando....


Comer focaccia e andar de um lado ao outro da cidade, não é tudo que há em Gênova. Então, fomos procurar o vôo. Sr. Garmin nos levou a escola de voo local: "Albatros Parapendio". Depois de muito procurarmos, achamos o local.
Essa foto ilustra o porque da dificuldade em encontrarmos: uma porta de ferro escrito "tinturaria" no centro e apenas com essas fotos na soleira. Única coisa que indicava que tinhamos encontrado a "escola".
Ninguém no local. A navete da escola também não estava. Cara na porta!
Nada de vôo em Gênova, foi uma pena...