11 março 2009

Em Verel, Lulu em seu preguinho de inverno

Direto de Chambery, França, Lulu manda notícias.

"De volta à França (ja que lá se vão 6 meses desde a última vez), juntei-me ao meu clube daqui, Les Eléphants Volants (Os Elefantes Voadores), para um preguinho de inverno na meca do parapente da Savoie: Verel, um sítio de voo que fica a 10 minutos de onde moro.

Meia hora de caminhada na neve até chegar à decolagem

A decolagem era um tapete fofo branco de 40 cm de neve. Lindo, lindo! Quando chegamos à decolagem, havia uma bufinha de cauda, o que não ajuda muito quando há neve. Enquanto esperávamos que a térmica residente na cara da decolagem acordasse, me inteirei sobre as técnicas para se decolar na neve. Esta foi minha segunda experiência na neve, a primeira, há dois anos, não foi muito bem sucedida.

Eu e Ricou, o autor das fotos e mestre de cerimônias de Verel

Não resisti em dar uma sacaneada no elefante de neve...
Ninguém estava muito animado para decolar, então resolveram que eu seria a biruta: se eu conseguisse decolar, era porque qualquer um conseguiria. No final das contas dois pilotos locais decolaram antes de mim. O ruim de decolar primeiro é que só se tem a neve fofa pela frente, quem decola depois se aproveita da trilha feita pelo piloto anterior. A decolagem na neve exige alguns cuidados para que se tenha êxito.

Somente eu, Jean-Luc e Berthrand pareciamos empolgados para decolar

Eis algumas dicas, caso um dia venha a nevar no Brasil!
- abrir o parapente contornando a área onde se esticam as linhas, tendo o cuidado de não danificar a superficie onde repousam as linhas. Por que? Porque a neve pisoteada forma pedras e lâminas de gelo que podem prender as linhas, fazendo com que a vela suba assimetricamente. Isto tem o mesmo efeito de galhinhos e plantinhas em nossas decolagens naturais;
- fazer uma trilha, como uma trincheira, até a extremidade da decolagem para que se possa correr sem afundar na neve fofa. Eu não fiz minha trilha até o fim;
- fazer um pequeno “assento” que vai servir de apoio para a selete;
- deve-se preservar a área onde as linhas ficarão em contato com a neve.
Resultado: na hora em que minha trilha acabou e que eu pisei na neve fofa, afundei e me desequilibrei, quase caindo de cara no chão. Sorte que eu corri mais do que nunca e levantei a mão (vídeo deste post)! Apesar do frio e da neve, o voo não foi nem de longe um prego. Peguei térmicas ótimas, sendo uma de +3,2! Voei exatamente 1h05, só pousei porque eu não tinha mais sensibilidade nos dedos. Estavam congelados!"


5 comentários:

  1. ricou = mestre de cerimônias de Verel !!!!!!
    lulu tu ne crois pas que tu exagères un peu
    biz

    ResponderExcluir
  2. ricou = mestre de cerimônias de Verel
    tu pousses pas un peu

    biz gilbert

    ResponderExcluir
  3. mais non! puisqu'il s'agit de mon Ricou préféré...

    biz le président!

    ResponderExcluir
  4. Le perroquet pouse no cu da professeur!!!

    ResponderExcluir
  5. engraçadinho!
    O correto é: le perroquet est dans le cou de la professeur!

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Mande seu recado.